segunda-feira, 13 de maio de 2013

O primeiro pedido de receitas... 

Fiquei até surpresa e emocionada ao ver que alguns amigos realmente leram minhas postagens anteriores, entre eles a minha amiguinha Babi (Barbara Aragão) que está lá na Suíça, virou e disse: "Posso te pedir uma receita??? Para você postar no blog???" , imediatamente disse que sim, ela me soltou "ah eu quero a receita de um creme de frango com milho, tem muito tempo que comi e queria tanto aprender a fazer.."

A princípio achei que fosse filet de frango com milho, depois que fosse um tipo de escondidinho de frango até demorei pra entender que ela queria uma espécie de molho bechamel com frango desfiado e milho, segundo palavras dela, "é tudo feito na panela, não vai ao forno não..."

Então vamos lá, pelo o que entendi o que a Babi quer é uma receita de Fricassê de Frango, mas o que vem a ser Fricassê???

A palavra fricassé tem origem francesa, do verbo fricasser, guisar e pode ser considerado um cozido feito com pedaços de carne branca ou de ave (e por extensão de peixe ou de carneiro). Pode ser feito com vitela também e geralmente feito com frango desfiado.

Ingredientes:

  • 1 peito de frango grande ou 2 pequenos (Cerca de 1 kg de carne de frango)
  • 1 litro de leite
  • 1 litro de caldo de frango [de preferência feito em casa, se não tiver pode ser um cubinho dissolvido em 1 litro de água fervente (cuidado com o sal, pois esses caldos prontos costumam ser bastante salgados)]
  • 3 caixas de creme de leite (200 mL cada)
  • 3 latas de milho verde (200 g cada)
  • 1 xícara (grande) bem cheia de trigo sem fermento (180 g )
  • Tempero a gosto (alho, ervas, pimenta do reino)
  • 2 dentes de alho (cerca de 10 g)
  • Azeite Extra Virgem 
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Afervente o peito de frango com 1 litro e 1/2 de água, todos os temperos e o sal (se preferir utilize este caldo formado para a execução da segunda parte da receita, reservando 1 litro após o cozimento)
  2. Desfie o frango e reserve em uma panela
  3. Refogue o alho com um fio de azeite
  4. Coloque o caldo do frango e metade do leite para ferver sobre este alho refogado, quando estiver fervendo
  5. Pegue a outra metade do leite com o trigo e bata no liquidificador
  6. Acrescentando ao caldo fervente, quando engrossar e começar a ferver, acrescente 1 lata e 1/2 do milho verde batida no liquidificador. Reserve a outra metade do milho
  7. Deixe ferver mais um pouco e acrescente as 3 caixas de creme de leite e o restante do milho reservado
  8. Quando começar a ferver desligue e prove o sal
  9. Sirva com arroz branco, batata palha e uma salada verde com tomates

Foto somente como sugestão de como servir, retirada da internet.




Babi espero que você goste da receita, e quando fizer  aí na Suíça pro André me manda uma foto para poder postar aqui no Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário